Lo riassumerei così: è la storia di un pedofilo che si innamora della sua vittima.
Ho iniziato questo libro e dopo circa 150 pagine l'ho interrotto perchè leggere le fantasie e gli impulsi di un pervertito verso delle bambine mi ha suscitato un profondo fastidio. Tuttavia l'ho ripreso dopo un mese e ho letto la seconda parte perchè ero comunque curiosa di sapere come finiva la storia. Il finale è davvero molto triste per entrambi i protagonisti. Lei vive in povertà, è incinta di una persona che l'ha abbandonata e soprattutto è sfiorita, ha diciassette anni ma ne dimostra molti di più. Lui si rende conto che la ama anche da adulta e che l'avrebbe amata per sempre (Era amore a prima vista, a ultima vista, a eterna vista). Eppure, bisogna credergli? è lo stesso Humbert che aveva immaginato di sposarla in modo da avere un esercito di Lolite a sua disposizione.
Humbert scopre anche di non essere mai stato ricambiato ovvero che Lolita l'ha considerato sempre e soltanto come il suo stupratore (non protettore o padre), come la persona che le ha irrimediabilmente rovinato la vita impedendole di crescere, di formarsi (in effetti quasi la isola dal mondo) e distruggendo la sua autostima, la sua fiducia in se stessa e la sua speranza nel futuro.
Lo stile della scrittura è colto, raffinato, il tono non è saccente, a volte è ironico.
História densa e envolvente sobre um homem que tem sua primeira paixão na meia-idade.Essa paixão é uma garota de apenas doze anos, que perderá a inocência da adolescência por envolver-se com ele.Um livro considerado ousado para a epoca, ou seja, segunda metade do século XX.Ousado, porém muito interessante.
...ContinuaA tenho que confessar que esse livro me enganou direitinho, primeiro pq comecei a ler o livro sem ler o prefacio, no começo com uma certa dose de erotismo parecia que o livro ia nesse rumo, daí a coisa começou a ficar diferente, foi rumo à pedofilia, um homem perturbado, nojento que a única coisa que lhe interessava eram corpos de garotinhas, acaba se apaixonando por uma garotinha de 12 anos, a uma garota nem um pouco ingênua pra falar a verdade não sinto ela como vitima...a historia vai se passando, resolvo parar a leitura e ler o prefacio, que conta um pouco da historia e do livro e o que aconteceu com cada uma das personagens depois que se encerra o livro, o livro continua, chega ao seu final, calmo demais pelo andamento do livro, terminando com a prisão do pedófilo por outro motivo, não por viver com uma menina de 12 anos como se fosse seu pai e seu amante ao mesmo tempo, pronto, acaba o livro, e eu achando que o livro era uma historia real, de tão bem escrito que ele é, e sentindo nojo daquela personagem, daquele louco, quando leio o que o autor Vladimir Nabokov escreveu, como o livro foi CRIADO, e como os leitores o encararam, nossa muito bom esse livro i muuuuuito mesmo bem escrito.Devendo ser lido do prefacio a nota do autor sobre o livro. =D
...ContinuaLolita, como todo mundo sabe, relata o romance entre um homem de meia-idade, pedófilo, obsessivo e cínico e uma garota de doze anos.
O livro é bem melhor que o filme do Adrian Lyne e que a versão do Kubrick. Mas por culpa da versão do Adrian Lyne, saco, eu imaginei a Lolita com a mesma cara e trejeitos da atriz Dominique Swain e Humbert Humbert com a cara do Jeremy Irons.
O começo é o cão de chato mas terminei adorando o livro.
...Continua